Pages

Mes lectures #1 - Feia

4 de fevereiro de 2015

IMG_4167


Nova tag no blog!! Eu ADORO ler, então todo mês vou indicar e fazer uma pequena resenha de algum livro que gostei muito. Para a primeira resenha/indicação do blog vou falar do livro Feia - a história real de uma infância sem amor, de Constance Briscoe.

Sinopse: "Clare - ela só descobriu seu verdadeiro nome ao formar-se no colégio - foi uma menina com enurese noturna (distúrbio em que a criança faz xixi durante a noite), que sempre viveu sob as ameaças de sua mãe, Carmen Briscoe. Ao longo dos anos, diferentemente do que ocorria com suas irmãs e irmãos, ela era espancada e humilhada todos os dias, tendo que trabalhar desde os 12 anos para se sustentar. De simples puxões de cabelo e xingamentos a chutes na barriga, socos na cara e queimaduras com ponta de cigarro e ferro quente, Clare aguentou firme por mais de uma década a convivência com sua mãe, ao ponto de ter que fazer uma cirurgia nos seios para retirar caroços que surgiram decorrente dos espancamentos. No fim, ela ficou abandonada em uma casa antiga, sem luz, água e comida."

Vi esse livro em algum grupo de discussão literária que participo, achei a sinopse interessante e quando comecei a ler não sabia que se tratava de uma historia real, a narrativa em primeira pessoa de Constance contando sua vida é bem forte, na Londres dos anos 60/70, ela relatos os abusos e agressões da mãe, a ausência do pai e irmãos que não se importavam com a situação dela ao mesmo tempo em que conta outros fatos marcantes da sua vida. E uma historia triste mas ao mesmo tempo fiquei emocionada com a força de uma criança que apesar de todos os abusos conseguiu, sozinha, atingir seus objetivos.

Uma parte bem emocionante do livro, são as lições que a senhorita K, uma professora da escola, dá para Clare, dando-lhe esperança de conseguir uma vida melhor.

"O livro tem uma mensagem, Clare: nunca desista, nunca. Seja o que for que você deseje, você consegue se quiser".

"A senhorita K me fez sentir que tudo era possível: eu só tinha que decidir o que queria e ir atrás disso. E eu tinha toda a intenção de fazer exatamente isso"

Quando terminei de ler o livro, lógico que dei um google na autora e vi que a mãe dela a processou por difamação, afirmando que tudo escrito era uma mentira, não sei ate que ponto a historia é verdadeira ou não, mas indico o livro só pela grande lição de esperança que tem nele.
Como não gostei do fim e ele tem uma continuação "Beyond ugly" (que não pretendo ler), minha classificação é de três Jane Austen para ele.


silhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacontornosilhuetacontorno

No Comments