Pages

Mes lectures #2 - Never Never

12 de fevereiro de 2015

IMG_4440


"I'm gonna make you fall in love with me again"

Colleen Hoover é minha autora preferida desse gênero young adult, então sempre que o Goodreads me "avisa" que algum livro novo dela está sendo lançado, eu já fico de antenas ligadas hehe, e não foi diferente com Never Never.

Sinopse: Best friends since they could walk. In love since the age of fourteen. Complete strangers since this morning. He'll do anything to remember. She'll do anything to forget.
Em tradução livre porque o livro ainda não foi lançado aqui no Brasil : "Melhores amigos desde que podiam caminhar. Apaixonados desde os quatorze anos. Completos estranhos desde essa manhã. Ele vai fazer qualquer coisa para lembrar. Ela vai fazer de tudo para esquecer".

Never Never é uma parceria dela com a autora Tarryn Fisher, e preciso dizer que (momento fangirling) O.M.G!!! Que livro maravilhoso!!
Sempre que vou iniciar uma leitura, leio somente a sinopse, mas dessa vez resolvi ler uma resenha antes, então querido amigo, se você como eu não gosta de spoilers, NÃO FAÇA ISSO! Esse é aquele típico livro que você tem que ir as cegas, quanto menos você souber, melhor, para se surpreender mesmo.
Bom a historia é narrada por Charlie e Silas e do inicio já sabemos que alguma coisa aconteceu e eles não sabem quem são e não reconhecem ninguém em volta deles, e durante toda a leitura ficamos envolvidos nesse mistério do que pode ter acontecido que desencadeou essa perda de memoria, ao mesmo tempo em que vamos descobrindo junto com os personagens fatos das suas vidas (familia, amizades), suas personalidades e tentando entender um pouco do relacionamento deles.
O texto é cheio de mensagens, ou seja, algo que aparece em algum capitulo, uma palavra, uma citação, vai fazer sentido mais na frente, é como um quebra cabeça que vamos juntando as peças junto com Charlie e Silas.
Apesar do final, vou dar cinco Jane Austen pelo livro ter me prendido do inicio ao fim ;)


silhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacheia

Nuit blanche à Montréal 2014

8 de fevereiro de 2015

IMG_7532

Every year "Montréal en Lumière" ends with "la nuit blanche" a celebration that occurs around the world. Last year when I was there I went to this celebration, where you can go to a lot of places that have free events, like churches, museums, on the streets, even the public transportation is open all night. I chose the principal one at place des arts (there are typical food, concerts, etc), but didn't stay longer because was really cold, snowing, and full of people. But is a very interesting experience. If you are in Montréal now, "la nuit blanche" this year will happen at February 28th.
I took some pictures that night and will share with you:

***

Todo ano, o "Montréal en Lumière" termina com a celebração da "nuit blanche", que ocorre simultaneamente em todo o mundo. Ano passado quando eu estava lá, participei desse dia, onde vários lugares ficam abertos a noite inteira com eventos gratuitos (igrejas, museus, nas ruas, em alguns shoppings), ate mesmo o metro (que geralmente fecha à meia noite, funciona a noite inteira). Eu escolhi ir para a place des arts, que estava tendo shows, barraquinhas com comidas típicas e varias atrações, no entanto não fiquei muito tempo porque estava muito frio, nevando e muito lotado (não deu para aproveitar direito, mas mesmo assim foi uma noite bem interessante. Se você estiver em Montreal agora, a "nuit blanche" desse ano vai acontecer no dia 28 de Fevereiro. Não percam!

IMG_7524
IMG_7511
IMG_7507
IMG_7510

Some pictures in black and white:

Algumas fotos em preto e branco:


IMG_7522
IMG_7493
IMG_7506

For more informations - http://www.montrealenlumiere.com/nuit-blanche/

Mes lectures #1 - Feia

4 de fevereiro de 2015

IMG_4167


Nova tag no blog!! Eu ADORO ler, então todo mês vou indicar e fazer uma pequena resenha de algum livro que gostei muito. Para a primeira resenha/indicação do blog vou falar do livro Feia - a história real de uma infância sem amor, de Constance Briscoe.

Sinopse: "Clare - ela só descobriu seu verdadeiro nome ao formar-se no colégio - foi uma menina com enurese noturna (distúrbio em que a criança faz xixi durante a noite), que sempre viveu sob as ameaças de sua mãe, Carmen Briscoe. Ao longo dos anos, diferentemente do que ocorria com suas irmãs e irmãos, ela era espancada e humilhada todos os dias, tendo que trabalhar desde os 12 anos para se sustentar. De simples puxões de cabelo e xingamentos a chutes na barriga, socos na cara e queimaduras com ponta de cigarro e ferro quente, Clare aguentou firme por mais de uma década a convivência com sua mãe, ao ponto de ter que fazer uma cirurgia nos seios para retirar caroços que surgiram decorrente dos espancamentos. No fim, ela ficou abandonada em uma casa antiga, sem luz, água e comida."

Vi esse livro em algum grupo de discussão literária que participo, achei a sinopse interessante e quando comecei a ler não sabia que se tratava de uma historia real, a narrativa em primeira pessoa de Constance contando sua vida é bem forte, na Londres dos anos 60/70, ela relatos os abusos e agressões da mãe, a ausência do pai e irmãos que não se importavam com a situação dela ao mesmo tempo em que conta outros fatos marcantes da sua vida. E uma historia triste mas ao mesmo tempo fiquei emocionada com a força de uma criança que apesar de todos os abusos conseguiu, sozinha, atingir seus objetivos.

Uma parte bem emocionante do livro, são as lições que a senhorita K, uma professora da escola, dá para Clare, dando-lhe esperança de conseguir uma vida melhor.

"O livro tem uma mensagem, Clare: nunca desista, nunca. Seja o que for que você deseje, você consegue se quiser".

"A senhorita K me fez sentir que tudo era possível: eu só tinha que decidir o que queria e ir atrás disso. E eu tinha toda a intenção de fazer exatamente isso"

Quando terminei de ler o livro, lógico que dei um google na autora e vi que a mãe dela a processou por difamação, afirmando que tudo escrito era uma mentira, não sei ate que ponto a historia é verdadeira ou não, mas indico o livro só pela grande lição de esperança que tem nele.
Como não gostei do fim e ele tem uma continuação "Beyond ugly" (que não pretendo ler), minha classificação é de três Jane Austen para ele.


silhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacheiasilhuetacontornosilhuetacontorno