Pages

Centre Bell e Le Temple de la Renommée

11 de agosto de 2014

IMG_6465
Hockey no gelo é para os canadenses o que o futebol é para os brasileiros: uma paixão nacional. O país tem diversos times na liga e tipo 80% dos jogadores da NHL (National Hockey League) ou LNH (Ligue Nationale de Hockey - versão em francês) são canadenses. Se você observar os memes dos canadenses, algo sempre envolve patins e o stick (aquele bastão que os jogadores usam), uma vez li que antes de caminhar os canadenses já aprendem a patinar no gelo haha.
Piadas a parte, realmente essa paixão é verdadeiríssima, e em Montréal o sangue de 99% da população é bleu, blanc et rouge (azul, branco e vermelho), as cores do time local os Canadiens de Montréal ou Habs (diminutivo de les habitants como eles são conhecidos).
O calendário da NHL é meio complicado, o que eu entendo é que a liga é com Estados Unidos e Canadá, a temporada é longa (geralmente começa em Outubro de um ano e termina em Junho do ano seguinte), tem conferência leste e uma conferencia oeste (não me pergunte o que é porque nunca entendi kkkkkk) e não consigo entender o sistema de pontos também kkkkkkkkkk.
 Um dos meus objetivos era assistir um jogo do Habs ao vivo já que o período em que eu estive lá era bem no meio da temporada, mas eu não contava que praticamente todos os jogos estavam sold out e que em Fevereiro a liga seria suspensa por duas semanas por conta das Olimpíadas de Inverno (que inclusive o Canadá foi campeão e consagrou o goleiro do Canadiens - Carey Price). Quando a bilheteria abria, os valores dos ingressos, nos lugares ruins, eram em torno de $200,00, ou seja, muito caro, não ia dar mesmo. Então o jeito foi eu me conformar com o tour pelo Temple de la Renomméé, um pequeno museu dentro do Centre Bell (casa dos Canadiens) com a toda a historia deles e as 24 conquistas da Copa Stanley. =0
IMG_6343
IMG_6356
IMG_6435
IMG_6403
IMG_6419
IMG_6395
IMG_6402
IMG_6398
IMG_6392
IMG_6390
IMG_6396
IMG_6433
IMG_6432IMG_6404
IMG_6478
Ainda hoje bate um pouquinho de arrependimento por não ter conseguido ir a um jogo, ainda mais que nessa temporada 2013-2014 os Habs chegaram à semifinal dos playoffs (esse ano mais uma vez a copa Stanley ficou nos EUA), mas fica a dica para quem estiver de viagem marcada para lá durante a season: em Setembro eles já abrem a bilheteria para todos os jogos até Janeiro e comprando antecipado sai beemmm mais barato.
Go Habs Go.

obs: Pra entender um pouco esse paixão do montrealense pelo Hockey no gelo, aqui vai um trailer de um filme québécois que assisti por lá e conta a historia de um grupo de garotos e a paixão deles pelo hóckey no gelo, Il était une fois les boys:

No Comments